HIPERIDROSE AXILAR
O QUE SIGNIFICA HIPERIDROSE?
O termo 'hiper' significa exagero. 'Hidrose', por sua vez, se refere à sudorese.
Hiperidrose então significa suar exageradamente.
MAS COMO SABER SE A QUANTIDADE DE SUOR ESTÁ NORMAL OU EXCESSIVA?
Pessoas com esse problema queixam-se de não poderem usar roupas de certas
cores, pois evidenciam mais as rodas de suor sob as axilas.
Necessitam trocar de roupa durante um turno de trabalho ou levar dentro da sacola pequenas toalhas para secarem as axilas.
Relatam que o problema se agrava em situações de stress.
Referem desgaste acentuado das roupas. Eventualmente, queixam-se de odor desagradável (bromidrose) resistente aos desodorantes, mesmo sem volume excessivo de suor.
O distúrbio inicia - se geralmente na adolescência, melhorando ou desaparecendo na meia idade.
QUAIS AS CAUSAS DO PROBLEMA?
As glândulas de suor presentes nas axilas são de 2 tipos: écrinas e apócrinas. As écrinas produzem um suor aquoso, em volume razoável, mas sem cheiro.
As apócrinas produzem um suor leitoso em pequena quantidade mas que, sob ação das bactérias da pele, pode produzir odor.
Assim, se a queixa é de grande volume de suor (hiperidrose), provavelmente quem está funcionando demais são as glândulas écrinas.
Se o problema, ao contrário, é odor desagradável (bromidrose), talvez haja um predomínio de produção do suor apócrino.
MAS POR QUE MOTIVO ESTARIAM ESTAS GLÂNDULAS TRABALHANDO DEMAIS?
Sabe-se se que a produção de suor tem por finalidade regular a temperatura corporal e eliminar toxinas.
Portanto, seu funcionamento é "automático", ou seja, é regulado pelo chamado "sistema nervoso autônomo" e independe de nossa vontade.
Existem então diversas teorias para explicar o porque desse excesso de suor: ou existem glândulas demais ou elas estão sendo superestimuladas por impulsos nervosos autônomos.
COMO TRATAR A HIPERIDROSE AXILAR?
TOXINA BOTULÍNICA:
A toxina botulínica pode ser usada com sucesso principalmente nas pessoas que têm hiperidrose axilar, pois é um método minimamente invasivo, com resultados rápidos e efetivos.
O tratamento da hiperidrose axilar com a toxina botulínica inicia-se com a aplicação de um creme anestésico na área a ser tratada, depois é feita a assepsia do local e aplicado o produto ponto a ponto, com distância de 1 a 2 cm entre eles . A região permanece tratada, em média, de seis a nove meses.
LIPOCURETAGEM DE AXILAS:
Em alguns casos de hiperidrose axilar pode ser feita uma “raspagem”, ou mesmo uma liposucção das glândulas sudoríparas e da gordura que está abaixo da pele da axila, aliviando, desta forma, a sudorese e em alguns casos atenuando também a bromidrose (odor da transpiração).
EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Como na curetagem é retirado o excesso de glândulas sudoríparas, no dia seguinte ao procedimento já é notada uma grande redução da sudorese axilar.
O PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOCURETAGEM É MUITO DOLOROSO?
Geralmente não. Uma lipocuretagem não costuma apresentar dor. Eventuais incômodos podem ser resolvidos com a utilização de analgésicos comuns.
QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADO PARA ESTA OPERAÇÃO?
Anestesia local assistida, geral ou peridural de acordo com a necessidade de cada paciente.
QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?
O tempo cirúrgico é em torno de 1 hora. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
O tempo de internação é em torno de 12 horas.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Sim. Curativos compressivos com cintas especiais, mantidos por um período variável, podendo chegar até 1 mês.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
A partir do 7o dia.
QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
Após 24 horas devendo sempre se tomar o cuidado em manter os curativos secos.
QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRlA?
Até atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia.
Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, diminuição da sensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com maior ou menor intensidade que outros.
O seu organismo se encarregará de dissipar esses pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião, que lhe prestará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.
Nenhum resultado poderá ser avaliado com menos de 3 a 6 meses de pós-operatório. Cuidados complementares com esteticistas ou mesmo fisioterapeutas, poderão melhorar bastante o resultado final.
Dr. Marco Aurélio Guidugli
Médico com mais de 20 anos de Experiência formado pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestrado na Universidade de São Paulo - USP e mais de 15.000 cirurgias realizadas. Cirurgião Plástico Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Especialista em Tratamento de Hiperidrose. Atua como Cirurgião Plástico no Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital São Luiz.
Professor de pós-graduação em Cosmiatria. Autor da Coluna "Plástica sem Medo" do IG. Acesse o Curriculum completo clicando aqui.